Site seguro – saiba como manter a sua empresa com credibilidade

Ter um site seguro é muito mais do que cumprir uma exigência. Mostra consideração e transmite confiança para os seus usuários, favorecendo um relacionamento saudável e duradouro entre cliente e empresa. Isso fortalece sua autoridade e mantém sua credibilidade.

Foto do site pexels.com

Além disso, a transformação digital trouxe novas possibilidades para o seu negócio, colocando-o, de vez, no incrível mundo da internet – um ambiente promissor e arriscado.

Portanto, é preciso ter cuidado e estar atento à segurança.

Neste artigo você terá a oportunidade de saber ainda mais sobre a segurança digital, sua importância e o que fazer para manter seu site seguro. 

Importância de ter um site

Antes de tratar especificamente sobre segurança, gostaria de apresentar a importância de ter um site nos tempos atuais. Veja seus benefícios:

  • Facilidade para o cliente encontrar a sua empresa
  • Menor custo na hora de encontrar possíveis clientes
  • Aumento das vendas em grande escala
  • Integração com redes sociais
  • Mensuração de dados e resultados

Muito bom, não é mesmo? Portanto, se a sua empresa ainda não tem um site, não perca mais tempo e providencie!

No entanto, o propósito deste artigo não é aprofundar nos benefícios de um site. Sim, você precisa ter um site, mas isso não é o bastante. Seu site precisa existir e precisa ser seguro.

A sua empresa já tem um site? Tem certeza que ele é seguro? Confira agora!

Segurança digital

Acessar um site seguro é uma preocupação do público em geral, tendo em vista que a segurança digital é um assunto mais do que relevante na atualidade. Assim, essa é uma preocupação não só das empresas, mas de toda a população. 

Portanto, independente do segmento, manter o site seguro deve ser prioridade na empresa e fazer parte da rotina.

Golpes de phishing

O Brasil é o campeão mundial em golpes de phishing e, por isso, ter um site seguro deve ser uma preocupação de primeira ordem, pois todo cuidado é pouco para não ser a próxima vítima ou colocar os seus clientes em risco.

Foto do site canaltech

De acordo com informações do Canaltech, o phishing cresceu em todas as suas modalidades no Brasil, em 2021. Trata-se de um golpe aplicado por cibercriminosos para enganar você e o seu cliente. Ele rouba suas informações pessoais, como senhas ou cartões de crédito, RG, CPF e número de contas bancárias. Geralmente, enviam e-mails e links falsos para login.

Mas, o que é um site seguro?

Um site é considerado seguro quando oferece conexões e acesso protegidos contra golpes e fraudes, causados por programas maliciosos (malware). Afinal, eles se infiltram no servidor dos sites e acessam o banco de dados dos clientes. Depois, agem de má fé e aplicam os mais diversos golpes. 

Portanto, um site seguro apresenta, além de um e-commerce ou loja virtual bem estruturados, com boas opções de entrega e pagamentos, todas as ações necessárias para que não haja nenhum problema de segurança, tanto para os clientes quanto para a própria empresa. 

Desenvolvimento de site seguro

A segurança de um site se inicia no seu planejamento. Cabe a um profissional especialista a verificação de segurança, analisando se o site possui portas abertas no servidor ou se alguma informação é sensível.

Além disso, sempre que um site é finalizado, realiza-se testes para que não haja nenhuma brecha de segurança.

Importância de ter um site seguro

Ter um site seguro é importante para proteção de dados e também para que ele alcance visibilidade da internet e apareça nas primeiras posições do Google.

Foto do site pexels.com

Dessa forma, se o seu site não possui certificado de segurança, o buscador vai mostrar isso para o usuário. A consequência? Perda de tráfego e confiança abalada. Você não quer isso, não é mesmo? 

Em outras palavras, a segurança do seu site possui forte impacto na maneira que as ferramentas de buscas enxergarão as suas páginas. 

Confiabilidade

Além disso, um site seguro vai ajudar o seu negócio a garantir a confiabilidade de que necessita para fidelizar seus clientes e manter-se competitivo no mercado.

Portanto, a experiência do usuário é muito importante, pois as pessoas querem ter certeza de que estão navegando em páginas seguras, principalmente ao fornecer dados pessoais.Oferecer um site seguro é essencial, principalmente para lojas virtuais e e-commerces ou qualquer outro site que capte dados dos usuários. 

Site seguro para não correr risco de ser hackeado

Se o seu site não apresenta os requisitos de segurança necessários, ele fica mais vulnerável a ataques de hackers, ou seja, pode ser roubado. Se isso acontecer você provavelmente perderá todo o seu ranqueamento e deixará de ser indexado pelo Google, impactando negativamente nas suas estratégias de SEO.

Pense bem: você cuidou de todo o trabalho de otimização, com criação de conteúdo, geração de backlinks, identidade visual, dentre outras coisas e, por não cuidar da segurança, colocou tudo a perder. Quanto prejuízo!

Definitivamente, não dá para descuidar de algo tão essencial. Nesse sentido, qualquer negócio deve mostrar credibilidade e confiança com um site seguro e, assim, evitar qualquer tipo de invasão cibernética.

O que fazer para manter seu site seguro

São procedimentos simples, capazes de garantir um site seguro, tanto para quem o administra quanto para quem o acessa. Veja as dicas para um site seguro, de acordo com a Hosts Green:

Mantenha os softwares atualizados

É um procedimento simples, mas muitas vezes adiado, por achar perda de tempo diante de tantas outras tarefas a serem executadas. Mas, não tirar um tempo para isso, pode significar perder muito tempo depois!

Utilize senhas seguras

A senha precisa ser alterada depois de algum tempo e deve conter uma mistura de letras, números e caracteres especiais. Além disso, use senhas diferentes para diferentes sistemas.

Foto do site olhardigital.com.br

Faça backups

Os backups devem ser feitos com regularidade e integrados à rotina de segurança digital da empresa. Se ainda assim seu site sofrer alguma violação de segurança, você não precisará criar outro do zero.

Escolha uma boa hospedagem

Certifique-se de que a empresa que você pretende contratar para o serviço de hospedagem é idônea e oferece suporte online em português. Não deixe de avaliar cada um dos benefícios prometidos.

Utilize um bom firewall

O firewall atua de modo ativo, bloqueando acessos não autorizados. Ele é uma ferramenta de segurança essencial para proteger o seu site de possíveis ataques de hackers. 

Conte com um detector de malware

O detector de malware é mais uma ferramenta essencial para manter o seu site seguro, pois eles são cada vez mais comuns e diversificados, podendo utilizar os sites para infectar os dispositivos dos visitantes.

Fique atento às permissões de usuários

Tenha a lista completa e atualizada de quem tem acesso ao seu site e certifique-se de que essas permissões são realmente necessárias.

Tenha um certificado SSL

O SSL significa um nível extra de proteção a partir da criptografia de dados compartilhados. Ele é fundamental principalmente em sites de e-commerce, em que há um fluxo maior de dados.

Procure por vulnerabilidades

Os hackers estão sempre à procura de brechas de segurança e você pode se antecipar a eles, procurando por vulnerabilidades e resolvendo o problema antes que cibercriminosos a encontrem. E atenção: quando as configurações não são realizadas corretamente, os dados da empresa podem ficar expostos. Isso significa ter brechas ou portas abertas para uma invasão do site e, com isso, perder o acesso. Não corra esse risco!

Monitore o seu site

Ao monitorar o seu site, os danos potenciais são identificados com agilidade, sendo possível saná-los rapidamente.

Conclusão

Para uma empresa ter bons resultados digitais, é necessário investir em segurança, pois sites seguros melhoram a imagem da empresa e evitam problemas de navegação no portal.

Por fim, tenho uma excelente notícia: se ainda não tem um site ou, precisa de ajuda para mantê-lo seguro, saiba que a Vision Root pode fazer isso por você! Entre em contato e agende uma visita. Temos a solução certa para o seu negócio!

One Response

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *